Ir para conteúdo
Museu promove oficina de construção de Maios para famílias

O Museu Municipal leva a efeito, no dia 22 de abril, pelas 15h00, uma Oficina de Construção de Maios para Famílias.

A atividade decorre das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que este ano é dedicado ao tema "Património e Mudança".

Os Maios são bonecos que representam pessoas, em tamanho natural, construídos artesanalmente pelos populares. Trata-se de uma tradição antiga que poderá estar relacionada com a chegada da Primavera. Muitas vezes, representam ações do quotidiano e possuem pequenos dizeres escritos sobre assuntos da atualidade.

Em Olhão, mantém-se o costume da construção e embelezamento destes bonecos, que são expostos no primeiro dia de maio, na EN125, entre Marim e Alfandanga.

O Museu convida, assim, as famílias a fazerem um Maio e a escreverem uma quadra, tal como manda a tradição.

Objetivos da atividade:

- Salvaguarda do património cultural que é transmitido de geração em geração;

- Partilha de saberes e práticas para a preservação da memória coletiva;

- Revitalização de práticas sociais, rituais e eventos festivos;

- Fomento de aptidões ligadas ao artesanato tradicional.

Inscrições: 289 700 103 / museu@cm-olhao.pt