Ir para conteúdo
Livro sobre a arquitetura do SAAL Algarve e o 25 de Abril apresentado em Olhão

A apresentação do livro “Cidade Participada: Arquitetura e Democracia — Algarve. Operações Saal” terá lugar na próxima sexta feira, dia 21 de outubro, às 18h00, no Museu Municipal de Olhão.

O projeto editorial “Cidade Participada: Arquitetura e Democracia” é uma coleção composta por dez volumes dedicados ao Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), em vigor entre 1974 e 1976.

A coleção tem como objetivo documentar, estudar e divulgar um conjunto diversificado de processos, projetos e bairros, contribuindo não só para um conhecimento mais completo da arquitetura portuguesa do pós‑25 de Abril de 1974, como também para a discussão sobre a construção da cidade contemporânea.

Este projeto editorial, coordenado pelo professor Alexandre Alves Costa, resultou da parceria entre o Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e a editora Tinta da China.

A publicação que agora se apresenta incide sobre a região do Algarve, constituindo o quarto volume da coleção, e contando com a coordenação de Miguel Reimão Costa (Universidade do Algarve) e de Ana Alves Costa (Universidade do Porto).

Publicado pela editora Tinta da China, este volume teve o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, da Câmara Municipal de Olhão, da Câmara Municipal de Silves, do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da FAUP e do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património, contando com textos de Alexandre Alves Costa, Ana Alves Costa, António da Cunha Telles, José Batista Alves, Miguel Reimão Costa, Vítor Ribeiro e Paulo Varela Gomes e com depoimentos dos participantes no processo José Veloso, José Maria Lopes da Costa, Manuel Dias e João Luís Correia.